O Projeto Desano (PD) é uma iniciativa entre membros das comunidades e do pesquisador Wilson Silva e tem as seguintes metas: (1) documentar e descrever a língua Desano (ISO 639-3: des); (2) documentar as tradições orais do grupo; e (3) colaborar com as comunidades e seus projetos de revitalização e preservação da língua e cultura do grupo Desano.
Em relação à documentação linguística, o PD tem três objetivos principais: (1) produção de um corpus de textos, acompanhados de áudio e vídeo, com foco nas tradições orais do grupo Desano; (2) a compilação de um dicionário trilingue Desano-Português-Espanhol; e (3) produção de uma gramática prática da língua Desano. Além disso, o PD apoia ativamente as comunidades Desano com seus projetos de revitalização e manutenção da língua, através de oficinas linguístico-pedagógicas, treinamento de pesquisadores e professores indígenas e também colaborando na produção de material pedagógico para serem usados nas escolas das comunidades.
Atual
- Coordenador do Projeto
Wilson Silva, Linguista
- Pesquisadores Indígenas
Frank José Carrasquilha Matos
Gelison Paulo Costa Aguiar
- Colaboradores
Comissão Desana:
Maria das Graças Castilho
Miguel Gama
Marcelino Massa
Ismael Ortiz Gaitan
Maria Aparecida Menenzes
Alnaldo José Firmo Alves
José Maria Gomes Lana
- Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro - FOIRN
Diretor Presidente Abrahão de Oliveira França
- Estudantes da University of Rochester
Christine Wingrove
Cihangir Okuyan
Edição de dados no programa FLEx (Fieldwork Language Explorer)
PRODOCLIN
Em breve o visitante terá acesso à Base de Dados - PRODOCLIN - DOC Desano organizada no servidor LAT.
O trabalho de organização da base de dados é desenvolvido com a autorização dos Desano, com atenção ao cumprimento da legislação relativa à proteção dos patrimônios material e imaterial indígenas.
MUSEU DO ÍNDIO
Visite a Base de Dados do Museu do Índio e confira o material audiovisual e etnográfico disponibilizado da etnia Desano: http://base2.museudoindio.gov.br e digite na busca a palavra-chave "Desano".
© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI