Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

Ikpeng

 

  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
Previous Next

Projeto

Comunidades Envolvidas | Equipe | Base de Dados

 

ik marca projeto

O objetivo deste projeto é a documentação de aspectos linguísticos e culturais dos povos Arara/Ikpeng que se realizará através de viagens a campo para gravação audiovisual de diferentes gêneros textuais orais produzidos por estes povos, como: narrativas, cantos, discursos cerimoniais, etc. O projeto se propõe também à criação de um banco de dados lexicais armazenados e transcritos em programas computacionais de análise linguística. O projeto prevê também um levantamento de informações sociolinguísticas das comunidades Arara/Ikpeng e oficina de capacitação dos professores indígenas das referidas comunidades.

A documentação da língua Ikpeng está sendo realizada a partir de uma viagem a campo, Aldeia Moygu – PIX, pelas pesquisadoras Angela Chagas e Ingrid Lemos, que aconteceu em setembro/outubro de 2009. O objetivo dessa viagem foi o de apresentar o projeto para a comunidade Ikpeng e iniciar a coleta dos primeiros registros audiovisuais (filmagem e fotografia) de diferentes gêneros de fala (tais como: narrativas, cantos, discursos cerimoniais, etc.) e da cultura do povo Ikpeng.

Para a realização deste trabalho, foi fundamental a participação e o envolvimento da comunidade Ikpeng, principalmente dos contadores de histórias que foram os informantes no período em que as pesquisadoras estiveram em campo e compartilharam seus conhecimentos culturais e linguísticos com os membros da equipe.Outra forma de participação da comunidade no projeto se dá através da inclusão de dois membros da comunidade Ikpeng que participam do projeto na condição de bolsistas.

Nesta primeira viagem, as pesquisadoras coletaram aproximadamente 12h de gravação de vídeo (Sony HDV handycam HDR-FX7) e 13h de gravação de áudio (H4N handy recorder Zoom) em formato wave, contendo: duas festas da comunidade; histórias eleitas – pela comunidade - como sendo as mais importantes para a preservação da cultura Ikpeng e algumas cenas cotidianas da aldeia. Foram capturadas cerca de 1.000 (mil) fotografias, sendo que grande parte delas foi tirada pelos pesquisadores indígenas, que também participaram das filmagens.

Todo o material coletado durante a estada da equipe em campo foi enviado ao Museu do Índio, e cópias das fotografias foram deixadas com a comunidade Ikpeng, sendo que o material audiovisual será entregue na próxima visita das pesquisadoras à Aldeia Moygu. Esse material será doado para a Casa de Cultura “Mawo” no Posto Indígena Pavuru.

Até o presente momento nenhuma viagem foi realizada para as Terras Indígenas Arara.

 

Comunidades Envolvidas

 

Equipe

Equipe Atual

- Coordenadora do Projeto
   Ângela Chagas, Linguísta

- Pesquisadoras Associadas
   Ingrid Lemos
   Maria Luísa Freitas

- Pesquisadores Indígenas
   Kay Yukawari Moena Txicão
   Erwie Ikpeng

Colaboradores

- Lideranças Indígenas
   Cacique Araka Ikpeng
   Cacique Managu Ikpeng
   Cacique Iokore Ikpeng

- Idosos
   Ayre Ikpeng
   Tome Ikpeng
   Oyope Ikpeng
   Tapipko Ikpeng
   Paykure Ikpeng

Equipes Anteriores

- Pesquisadores Indígenas
   Januária Mello
   Ana Souza
   Amtenu Ikpeng

 

Bases de Dados

PRODOCLIN
Em breve o visitante terá acesso à Base de Dados - PRODOCLIN - DOC Ikpeng organizada no servidor LAT.

O trabalho de organização da base de dados é desenvolvido com a autorização dos Ikpeng, com atenção ao cumprimento da legislação relativa à proteção dos patrimônios material  e imaterial indígenas.


MUSEU DO INDIO
Visite a Base de Dados do Museu do Índio e confira o material audiovisual e etnográfico disponibilizado da etnia Ikpeng: http://base2.museudoindio.gov.br e digite na busca a palavra-chave "Ikpeng". 

Pesquisa acervo online base de dados sombra reduz

© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI