O objetivo deste projeto é a documentação de aspectos linguísticos e culturais dos povos Arara/Ikpeng que se realizará através de viagens a campo para gravação audiovisual de diferentes gêneros textuais orais produzidos por estes povos, como: narrativas, cantos, discursos cerimoniais, etc. O projeto se propõe também à criação de um banco de dados lexicais armazenados e transcritos em programas computacionais de análise linguística. O projeto prevê também um levantamento de informações sociolinguísticas das comunidades Arara/Ikpeng e oficina de capacitação dos professores indígenas das referidas comunidades.
A documentação da língua Ikpeng está sendo realizada a partir de uma viagem a campo, Aldeia Moygu – PIX, pelas pesquisadoras Angela Chagas e Ingrid Lemos, que aconteceu em setembro/outubro de 2009. O objetivo dessa viagem foi o de apresentar o projeto para a comunidade Ikpeng e iniciar a coleta dos primeiros registros audiovisuais (filmagem e fotografia) de diferentes gêneros de fala (tais como: narrativas, cantos, discursos cerimoniais, etc.) e da cultura do povo Ikpeng.
Para a realização deste trabalho, foi fundamental a participação e o envolvimento da comunidade Ikpeng, principalmente dos contadores de histórias que foram os informantes no período em que as pesquisadoras estiveram em campo e compartilharam seus conhecimentos culturais e linguísticos com os membros da equipe.Outra forma de participação da comunidade no projeto se dá através da inclusão de dois membros da comunidade Ikpeng que participam do projeto na condição de bolsistas.
Nesta primeira viagem, as pesquisadoras coletaram aproximadamente 12h de gravação de vídeo (Sony HDV handycam HDR-FX7) e 13h de gravação de áudio (H4N handy recorder Zoom) em formato wave, contendo: duas festas da comunidade; histórias eleitas – pela comunidade - como sendo as mais importantes para a preservação da cultura Ikpeng e algumas cenas cotidianas da aldeia. Foram capturadas cerca de 1.000 (mil) fotografias, sendo que grande parte delas foi tirada pelos pesquisadores indígenas, que também participaram das filmagens.
Todo o material coletado durante a estada da equipe em campo foi enviado ao Museu do Índio, e cópias das fotografias foram deixadas com a comunidade Ikpeng, sendo que o material audiovisual será entregue na próxima visita das pesquisadoras à Aldeia Moygu. Esse material será doado para a Casa de Cultura “Mawo” no Posto Indígena Pavuru.
Até o presente momento nenhuma viagem foi realizada para as Terras Indígenas Arara.
Equipe Atual
- Coordenadora do Projeto
Ângela Chagas, Linguísta
- Pesquisadoras Associadas
Ingrid Lemos
Maria Luísa Freitas
- Pesquisadores Indígenas
Kay Yukawari Moena Txicão
Erwie Ikpeng
Colaboradores
- Lideranças Indígenas
Cacique Araka Ikpeng
Cacique Managu Ikpeng
Cacique Iokore Ikpeng
- Idosos
Ayre Ikpeng
Tome Ikpeng
Oyope Ikpeng
Tapipko Ikpeng
Paykure Ikpeng
Equipes Anteriores
- Pesquisadores Indígenas
Januária Mello
Ana Souza
Amtenu Ikpeng
PRODOCLIN
Em breve o visitante terá acesso à Base de Dados - PRODOCLIN - DOC Ikpeng organizada no servidor LAT.
O trabalho de organização da base de dados é desenvolvido com a autorização dos Ikpeng, com atenção ao cumprimento da legislação relativa à proteção dos patrimônios material e imaterial indígenas.
MUSEU DO INDIO
Visite a Base de Dados do Museu do Índio e confira o material audiovisual e etnográfico disponibilizado da etnia Ikpeng: http://base2.museudoindio.gov.br e digite na busca a palavra-chave "Ikpeng".
© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI