Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

kaibi

  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
Previous Next

Projeto

Comunidades Envolvidas | Equipe | Base de Dados

 

marca projeto kaiabi kawaiwete

Documentação da língua Kawaiwete (Kaiabi): da descrição às estratégias de revitalização e manutenção da língua.

Propomos um trabalho de documentação da língua Kawaiwete que visa uma descrição fonética e fonológica paralela ao estudo de formação de palavras, sintaxe e processos semânticos. Com a descrição baseada nestes domínios linguísticos, criar-se-á um banco de dados que poderá ser constantemente alimentado pelo próprio povo Kawaiwete. Além disso, o conhecimento documentado da língua permitirá a realização de atividades de revitalização e manutenção da língua que não somente contemplarão as comunidades Kawaiwete xinguanas, mas também as comunidades Kawaiwete que vivem fora do Xingu. Os produtos desse processo serão uma gramática descritiva na língua Kawaiwete, dicionário/léxicos, vídeos (documentários de curta e média metragem sobre diferentes aspectos culturais deste povo) e materiais de leitura para a escola e comunidade Kawaiwete.

 

Comunidades Envolvidas

Comunidades Xinguanas (Samauma, Ita'I, Pirakwara, Caiçara, Barranco alto, Maraká, Três Patos, Paranaita, Ilha Grande, Iguaçu, Fazenda Kayabi, Samauma, Pirakora, Kwaruja, Fazenda Kaiabi, Aiporé, Sobradinho, Moitará, Três Irmãos, Capivara, Tuiararé, Diauarum, Mupadá) com extensão futura para comunidades não-xinguanas.  

 

Equipe

Atual

- Coordenadora do Projeto
   Suzi Oliveira de Lima, Linguista

- Pesquisador Associado
   Didier Demolin

- Pesquisadores Indígenas
   Aturi Kaiabi
   Pikuruk Kaiabi

 

Bases de Dados

PRODOCLIN
Em breve o visitante terá acesso à Base de Dados - PRODOCLIN - DOC Kaiabi organizada no servidor LAT.

O trabalho de organização da base de dados é desenvolvido com a autorização dos Kawaiwete, com atenção ao cumprimento da legislação relativa à proteção dos patrimônios material  e imaterial indígenas.


MUSEU DO ÍNDIO
Visite a Base de Dados do Museu do Índio e confira o material audiovisual e etnográfico disponibilizado da etnia Kawaiwete: http://base2.museudoindio.gov.br e digite na busca a palavra-chave "Kawaiwete".

Pesquisa acervo online base de dados sombra reduz 

© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI