Integrante do PRODOCLIN, do Museu do Índio do Rio de Janeiro, sob o título ETNOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DA LÍNGUA KANOÉ, nosso Projeto centra-se enfoque etnográfico e lexicográfico, a fim de garantir o registro auditivo magnetofônico e escrito do acervo etnográfico de nosso povo e nossa língua, o Kanoé. Os recursos para desenvolvê-lo são fomentados pelo convênio entre a FUNAI – Museu do Índio/RJ e a UNESCO, conforme o Edital 914 BRA4010, contando ainda com o apoio da SAMI – Sociedade dos Amigos do Museu do Índio do Rio de Janeiro e da Fundação Banco do Brasil. In loco, contamos com o apoio e a logística da Frente de Proteção Etno-Ambiental do Guaporé, da FUNAI, e dos membros fundadores de nossa Associação, a AKIKUN.
- Comunidade Kanoé da Aldeia de Ricardo Franco
- Comunidade Kanoé da Aldeia da T. I. Sagarana
- Comunidade Kanoé da Aldeia São Luiz, da T. I. Rio Branco
- Comunidade Kanoé da Aldeia Kanoé na T. I. Rio Omeré
- Comunidade Kanoé da Deolinda, da T. I. Paacás-Novas
- Família de Leonel Kanoé, em Barranquilha
- Kanoés residentes em Guajará-Mirim e Porto Velho
Equipe Atual
- Coordenador do Projeto
Laércio Nora Bacelar, Linguista
- Pesquisador Indígena
José Augusto Canoê
- Colaboradores
Francisco Canoê, Isabel Jabuti e Júlio Canoê, Purá Kanoé, Txinamãty Kanoé, Bukwá Kanoé, (participações em depoimentos, entrevistas, atividades e oficinas na T. I. Rio Omeré)
Tânia Canoê, Sandra Canoê, Jorge Santos Canoê (Santo Canoê), Silvio Canoê, Ismael Canoê, Rui Canoê, Geovane Canoê, José Sebastião e Ester Canoê, Ricardo Ajuru, Sueli Jaboti Canoê, Sulândia Canoê, Sulâni Canoê, Silvana Canoê, Arlinda Canoê, Gean Canoê, Marco Aurélio e Marivaldo Canoê, Ionel Canoê (participações em atividades na T. I. Rio Guaporé e em Barranquilha, Vale do Guaporé)
Comunidades Makuráp, Aikanã, Aruá, Arikapú, Djeoromitxi (Jabuti), Kuyubí (Cujubim), Tuparí, Wayurú (Ajuru), na Aldeia Ricardo Franco, T. I. Rio Guaporé
Altair Algayer (Alemão), Chefe da Frente de Proteção Etnoambiental do Guaporé, responsável pela T. I. Rio Omeré
Jussara de Faria Castro, apoio logístico em Vilhena/RO
Prof. Dr. Pieter Muysken, e Dr. Hein van der Voort linguistas da Radboud Universiteit Nijmegen, Prof. Dr. Aryon D’all Igna Rodrigues, linguista do Laboratório de Línguas da Universidade de Brasília, Dr. Denny Moore, linguista do Museu Goeldi e Dr. Gilles de Catheu, médico da equipe do CIMI/Guajará-Mirim/RO (apoiadores e incentivadores da pesquisa Kanoé)
Adriano Camargo, Jorgani da Silva, João Maciel, Samuel Aikanã, Reginaldo Aikinã, Gabriel Morand, Adonias Makuráp (contratados pela FUNAI e FUNASA – participações em apoio logístico, depoimentos e aulas na Oficina Prodoclin)
Genildo Pivoto (Gaúcho), Chefe do Posto da FUNAI na Aldeia Ricardo Franco
Gleice Mere, fotógrafa
Eber Nora Bacelar (apoio logístico em Brasília/DF), Édina Nora Bacelar (apoio logístico em Belo Horizonte/MG), Rosemary Gannon (apoio logístico em Porto Velho/RO)
Equipes Anteriores
- Pesquisador auxiliar, fotógrafo e cinegrafista
Gilmar Ferreira da Silva
PRODOCLIN
Em breve o visitante terá acesso à Base de Dados - PRODOCLIN - DOC Kanoé organizada no servidor LAT.
O trabalho de organização da base de dados é desenvolvido com a autorização dos Kanoé, com atenção ao cumprimento da legislação relativa à proteção dos patrimônios material e imaterial indígenas.
MUSEU DO ÍNDIO
Visite a Base de Dados do Museu do Índio e confira o material audiovisual e etnográfico disponibilizado da etnia Kanoé: http://base2.museudoindio.gov.br e digite na busca a palavra-chave "Kanoé".
© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI