progdoc banner internas shawadawa.jpg

O Brasil é um país Multilíngue?

Estamos acostumados a pensar que Brasil é um país onde todo mundo fala a mesma língua, o português. De fato, o português é a língua falada pela grande maioria dos brasileiros e é a língua que predomina no âmibito público e nos meios de comunicação. É por isso que muitas pessoas se surpreendem ao saber que o português não é a única língua falada no país, nem é a língua materna de milhares de brasileiros.

O Brasil na verdade é um dos países mais multilingues do mundo! No território brasileiro ainda são faladas quase duas centenas de línguas, a grande maioria por grupos indígenas que vivem nas vastas terras conhecidas como Amazônia Legal.

Também se engana quem pense que todas essas línguas são parecidas entre si ou que são todas variantes do Tupi antigo. As línguas indígenas do Brasil são muito diferentes entre si porque pertencem a dezenas de famílias linguísticas diferentes. Isso quer dizer que assim como falantes de português (da família Românica do tronco linguístico Indo-Européu) não entendem falantes de árabe (da família Semítica do tronco Afro-Asiático), no Brasil, falantes de Xavante (da família Jê do tronco Macro-Jê) não entendem falantes de Baniwa (da família Aruák), de Waimiri-Atroari (da família Karib), de Kaxinawá (da família Pano) ou falantes de outras línguas indígenas.

As línguas indígenas, no Brasil, pertencem a 2 troncos linguísticos, 40 famílias, e tem mais de 10 línguas isoladas. Essa grande diversidade linguística e cultural representa uma riqueza imensa e um patrimônio a ser valorizado e preservado.