banner internas ikpeng 03.jpg
Página Inicial > Notícias > Workshop do Barngarla language reclamation

Workshop do Barngarla language reclamation

Equipe ProDoclin participa do Workshop do Barngarla language reclamation e outros eventos.

Bruna Franchetto, coordenadora do ProDoclin, Livia Camargo e Rafael Nonato, coordenadores dos projetos de documentação Yawanawa e Kĩsêdjê, respectivamente, continuam na Austrália como convidados da AIATSIS (Instituto Australiano de Estudos Aborígenes e Torre Straits), visitando programas e projetos de revitalização e manutenção das línguas nativas da Austrália.

De 12 a 20 de março, foram para Adelaide, capital do estado da Austrália do Sul, e em seguida para a pequena cidade de Whyalla, para participar do Workshop do Barngarla language reclamation, grupo recém criado para a revitalização da língua Barngarla. Na Universidade de Adelaide, realizaram seminário sobre povos e línguas indígenas no Brasil. Bruna, Livia e Rafael participaram também do workshop sobre línguas australianas no campus de Kioloa da ANU (Universidade Nacional Australiana), no litoral do estado de New South Wales, de 6 a 9 de março, bem como do congresso Internacional da AIATSIS, em Canberra, de 26 a 28 de março. Neste último evento, Lívia e Rafael falaram sobre o protagonismo dos pesquisadores indígenas no âmbito do ProDoclin e Bruna apresentou resultados de pesquisa em andamento sobre a “fala do chefe” no Alto Xingu.

Mulheres Barngarla em Whyalla