A preservação das tradições indígenas e o respeito pela diversidade étnica são elementos essenciais para a afirmação da cultura de cada um dos 270 grupos que vivem hoje no Brasil.
A exposição reúne trabalhos de cerâmica figurativa produzidos pelas mulheres do povo inã, que também é conhecido como karajá. Diversas ritxoko, palavra que significa boneca na língua karajá, compõem a mostra e representam fatos do cotidiano e seres sobrenaturais presentes no mundo imaginário dos Inã.
Entrevista: José Carlos Levinho, diretor do Museu do Índio
07/10/11
José Carlos Levinho é antropólogo com especialização em línguas indígenas brasileiras e Diretor do Museu do Índio/FUNAI. Nesta entrevista, Levinho fala das ameaças que rondam as mais de 160 línguas faladas no Brasil e apresenta o Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas, realizado pelo Museu do Índio em parceria com a Fundação Banco do Brasil.
'Oretatayoy: Presença Mbya-Guarani no Sul e no Sudeste do Brasil"
MBYA-GUARANI - "Oretatayoy: Presença Mbya-Guarani no Sul e no Sudeste do Brasil" começa hoje no Museu da Ufrgs (Osvaldo Aranha, 277). Visitas de segunda a sexta, das 9h às 18h, até 1 de junho de 2012.Filmes na TV
© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI